3 Planejamentos para sua Aprovação

Fala, concurseiro! Tudo bem? Aqui é o Guilherme do blog Dicas Sobre Concursos e hoje vou dar uma grande dica para os seus estudos! Você conhece os 3 planejamentos para a aprovação?

Planejar é algo muito importante, pois antes de FAZER, você precisa saber O QUE fazer e COMO fazer. Em concurso público não é diferente, você precisa ter muito planejamento antes de passar horas por dia em cima de apostilas e vídeo-aulas.

Leia esse texto até o final e conheça 3 planejamentos que são FUNDAMENTAIS para que você consiga fazer uma preparação de qualidade para qualquer concurso público.

Planejamento de Tempo

Quanto tempo você possui livre para estudar? É essencial que você tenha isso definido antes mesmo de começar a estudar. Um grande erro cometido por muitos concurseiros é estudar no tempo “livre”, só que na verdade esse tempo nunca acaba sobrando. Se você quer passar em concursos terá que estudar de forma profissional e ter um horário fixo para os seus estudos.

É importante que você tenha metas diárias de estudo a cumprir e defina um tempo mínimo de estudo por dia. Caso você concilie os estudos com o trabalho, poderá estudar entre 2 a 4 horas por dia. Esse tempo você colocará em um plano de estudos, mostrando também quais disciplinas irá estudar em cada dia da semana.

O ideal é estudar 2 a 3 matérias por dia, aplicando uma técnica chamada “prática distributiva”. Essa é uma das mais eficazes técnicas de estudo da atualidade, perdendo apenas para a resolução de questões.

Caso você queira aprender a como montar o seu cronograma eu indico que veja o artigo Guia Prático para Passar em Concursos.

Planejamento de Materiais

O material de qualidade é fundamental para que você consiga se preparar de acordo com o edital do seu concurso. Na internet encontramos diversos materiais gratuitos, mas poucos realmente são de qualidade. Apostilas de bancas de jornal também costumam ser pouco efetivas.

Os principais tipos de materiais são as vídeo-aulas, as apostilas e os livros. O indicado para você que pretende apenas passar no concurso é não estudar por livros, pois eles costumam ser muito amplos e não focam naquilo que realmente cai na prova. As apostilas são um excelente material para você estudar sozinho e o curso preparatório é fundamental para você pegar as dicas dos professores em cada disciplina.

Em seu planejamento de materiais você precisa incluir uma boa apostila e um bom curso preparatório. Após isso você vai estudar tanto sozinho, quanto pelo curso (que pode ser presencial ou EAD).

Planejamento Financeiro

Estudar para concurso não é nada barato. Você vai gastar com material de estudos e vai precisar ter sempre uma grana guardada para alguma emergência. É necessário parar de gastar dinheiro com besteiras enquanto estiver se preparando para o seu concurso, o foco deve ser adquirir os melhores materiais de estudo. Por esse motivo fazer um planejamento financeiro é essencial.

Muitas pessoas querem largar o trabalho apenas para se dedicar aos estudos, no entanto essa decisão precisa ser muito bem planejada. Por quanto tempo você pretende ficar somente estudando? Quanto de dinheiro você precisa juntar para conseguir largar o trabalho?

Uma decisão errada aqui pode acabar com as suas chances de aprovação, pois você ficará sem dinheiro para investir em materiais de estudo e também sem dinheiro para viver a vida sem preocupações. A pressão de estar somente estudando e sem dinheiro pode atrapalhar muito.

Espero que você tenha gostado dos 3 planejamentos que você precisa ter para passar em concursos! Deixe abaixo um comentário com alguma possível dúvida ou sugestão!

Grande abraço!

-Guilherme Silveira

Sobre o autor

Guilherme Silveira
Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Blog Desenvolvido por Primesoftwww.assimpassei.com.br | Todos os direitos Reservados