Exame de Ordem: Monte seu quadro de estudos

O Exame de Ordem e o planejamento de estudo

Uma das maiores dificuldades que os estudantes encontram durante a preparação para o Exame de Ordem é atingir o nível de organização que uma prova que cobra 17 ramos do Direito, exige. São diversas matérias, com extensões e temas mais e menos sensíveis, que devem ser cuidadosamente organizados para o aproveitamento otimizado do tempo dedicado à preparação. A construção de um bom cronograma de estudos para prova da OAB pode ser a diferença entre vencer ou não o conteúdo; conseguir a aprovação ou ser reprovado.

Esta é uma tarefa que dependerá, no mais das vezes, de um processo bem pragmático, que obedece um procedimento bem específico e que, também, pode ser realizado de diversas formas.

Diante deste leque de opções, é possível que o candidato do exame de ordem fique ainda mais na dúvida sobre a “maneira certa” para se elaborar o seu cronograma de estudos. Porém, é preciso entender que esta vasta gama de possibilidades indica, ao contrário do que se possa pensar, que, na verdade, há mais de uma maneira segura de fazê-lo, experimentando, se possível, mais de uma forma para que se encontre a maneira que mais lhe aproveita e que se encaixe no seu contexto de vida.

Feitas estas considerações, trago para vocês uma solução bem interessante que encontrei no canal Desenhando Direito, um vídeo que ensina a montar o seu Quadro de Estudos para o Exame de Ordem baseado em ciclos de estudo e períodos que levam em consideração, a importância de cada matéria na prova da OAB e o quanto de tempo que ela exige.

É um método simples e que me lembrou bastante a forma como desenhei meu planejamento quando estudava para o exame de ordem. Bom proveito.

NOTA: Infelizmente  o Canal Desenhando Direito colocou o vídeo no modo PRIVADO. Estou buscando novo material para complementar a publicação.

Sobre o autor

Lucas Ávila

Advogado, professor e especialista na orientação de examinandos do Exame de Ordem e Estudantes de Direito.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Blog Desenvolvido por Primesoftwww.assimpassei.com.br | Todos os direitos Reservados