Prova da OAB: Os melhores Vade-mécuns e Livros para 2ª fase da OAB

Se você está lendo esta publicação, provavelmente está entre os examinandos aprovados na 1ª fase da Prova da OAB. E por isso, inicialmente, já merece os parabéns! Alcançar 40 acertos em um universo de 80 questões que exigem conhecimentos de 17 ramos do direito, já é um grande feito. Agora falta realmente muito pouco para garantir a tão sonhada carteira da OAB.

A 2ª fase da OAB é composta por um problema prático a ser solucionado através da apresentação da peça prático-profissional adequada para resolução da questão, bem como de quatro questões dissertativas com um ou mais itens para serem respondidos. Só que desta vez, exigindo conhecimentos de direito material e processual de uma matéria escolhida por você!

Todavia, é uma etapa que exigirá uma preparação bastante diferente da que foi feita para 1ª fase da OAB, principalmente no tocante ao material escolhido para estudar e, também, para utilizar no dia da prova.

Por isso, irei manter esta publicação sempre atualizada com uma lista de indicações de livros de prática e de legislação para 2ª fase da OAB.

Os melhores livros de prática para 2ª fase da OAB

Coleção 4 P’s DA OAB para 2ª fase da OAB – 2016

livros para 2 fase oab

Este livro é um verdadeiro guia para quem está começando o estudo para 2ª fase da prova da OAB e se encaixa perfeitamente com qualquer curso que você esteja fazendo. E para provar que é um manual completo, traz a possibilidade única da resolução dos problemas no próprio livro, uma vez que a prática é um dos pilares da proposta do livro. E mais, o autor disponibiliza a resolução de uma das peças de forma manuscrita, mostrando que é possível redigir toda a peça dentro das 150 linhas exigidas pela OAB. Achei deveras interessante a proposta desta coleção, lembrando bastante os livros didáticos do ensino médio, que propunham que o aluno completasse no próprio livro o problema. Não encontrei nenhum comentário que desabonasse o material. Assim, por ter um preço bastante acessível e essa proposta diferenciada,  é mais uma coleção que vale a pena adquirir para se preparar para 2ª fase da OAB.

CONHECER 4 P's

Coleção Revisão e Treino para Prova da OAB 2ª fase – 2016livros para 2 fase oab

Coleção Revisão e Treino, da já tradicional editoral RT (Revista dos Tribunais), também se apresenta com uma didática muito acessível e objetiva, oferece uma verdadeira técnica para o candidato treinar e focar os principais em pontos exigidos para o sucesso na 2ª fase da OAB, como a interpretação de texto, a pesquisa legislativa e a estruturação das respostas. Além de trazer muitas questões de provas anteriores e algumas possibilidades inéditas elaboradas por professores conceituados no mercado de preparação para a Prova da OAB, esclarece também os pormenores práticos da prova (gestão de tempo, funcionamento da prova etc).

Os comentários na internet em geral são positivos e graças a colaboração de um leitor (obrigado Marcos Padilha) pude dar uma boa olhada no conteúdo do livro para confirmar que realmente este é um livro que pode ser adquirido sem qualquer chance de arrependimento por quem está buscando um bom livro para a 2ª fase da OAB. A partir da 2ª edição de 2016, toda a coleção está atualizada com o Novo CPC.

CONHECER Revisão e Treino

O melhor Vade Mecum para 2ª fase da OAB

O melhor vade mecum para 2ª fase da OAB certamente é aquele que está PLENAMENTE ATUALIZADO. Evite ao máximo ir para prova de 2ª fase do exame de ordem com um compilado de leis desatualizado. Sei que às vezes pode pesar no bolso trocar o vade mecum que está praticamente novo, mas estamos falando da sua aprovação! Essa economia, acredite, não vale o risco. Pense que esta será a última vez que você precisará de um vade mecum tão atualizado.

Outro ponto importante a ser observado no momento da escolha do vade mecum para 2ª fase da Prova da OAB é a acessibilidade, praticidade e otimização do índice remissivo para buscas de artigos. Ele deve possuir, preferencialmente, mais de um termo para que se chegue ao mesmo artigo.

Por isso, indicarei os seguintes vade-mécun’s para 2ª fase da OAB:

Vade Mecum para 2ª Fase da OAB : Rideel

vade mecum oab 2 fase

A Rideel é a editora percursora na confecção do famoso compilado de leis “Vade Mecum”. E junto com a tradição, vem a competência de quem organiza este grande código de leis a tantos anos, sempre evoluindo positivamente na sua organização. Na minha opinião este código possui o melhor índice remissivo que já me deparei até agora. Mesmo em Vade Mecum’s cuidadosamente desenhados para OAB, é difícil encontrar tamanha quantidade de palavras-chave tão intuitivas como no índice do Vade Mecum da Rideel, em qualquer das suas versos, mas ainda mais na edição “Acadêmico de Direito”.

Por isso, o Vade Mecum da Rideel lidera a minha lista de indicações de código para 2ª fase da OAB. Apenas não coloquei nota 10 porque poderia ter uma edição especial para quem está se preparando para OAB.

CONSULTAR VADE MECUM RIDEEL

Vade Mecum para 2ª Fase da OAB: Impetus

vade mecum 2 fase oab

Lembro-me bem de como foi difícil conseguir um exemplar deste código na edição em que passei na OAB. Esgotou em poucos dias, talvez horas, após o resultado da 1ª fase. Naquela época, infelizmente, não consegui o meu e tive ficar apenas contemplando o vade mecum dos colegas – fui de Rideel na época). Ele leva nada mais, nada menos, que a assinatura do maior guru dos concursos do Brasil, William fodastico Douglas.

E, embora eu particularmente ainda prefira o índice remissivo da Rideel (talvez por um apego sentimental), este não deixa nada a desejar em termos de praticidade na hora de buscar informações. Ele é bem diagramado, com destaques importantes, muito bem pensando no tocante à palavras-chave do índice e, com certeza, é um código que pode compor o seu material para 2ª fase da OAB sem medo de ser feliz.

CONSULTAR VADE MECUM IMPETUS

Vade Mecum para OAB 2ª Fase: Saraiva – OAB e Concursos

vade mecum 2 fase oab

Confesso que o vade mecum da Saraiva nunca foi meu preferido (embora já tenha tido alguns), mas esta edição especial para OAB e Concursos tem sido bastante comentada e já vi muitas pessoas em provas da OAB com ele embaixo do braço. Aparentemente o seu sucesso é devido a uma especificação particular bastante interessante, ele possui índices especiais (um guia de legislação e um mapa de localização para 2ª fase da OAB) realmente eficientes na otimização da busca por artigos, garantindo acesso mais rápido às informações na hora da prova. Além de já ter lançado a edição de 2017!

E tudo sem violar o Edital do Exame de Ordem.

Ou seja, de todos, é o livro mais direcionado para quem vai fazer a 2ª fase da OAB! Competindo facilmente com qualquer uma das indicações anteriores.

CONSULTAR VADE MECUM IMPETUS

Indicação Extra

No edital do XXI Exame de Ordem houve uma alteração relevante no tocante as sinalizações e utilização de materiais do tipo “post’it” nos compilados legislativos para 2ª fase da Prova da OAB. Confira na imagem abaixo:

anexoiii-edital-xxi-exame-ordem-proibidos

Ou seja, a partir de agora você só pode usar etiquetas de marcação impressas de forma industrial, por editoras. E até o momento a única empresa que fornece este tipo de material é a Marca Fácil – de forma percursora, aliás. Então se você quiser utilizar etiquetas de marcação para o seu vade mecum na 2ª fase da OAB, essa é a única opção no mercado que não fere o edital.

É importante que esta informação se dissemine, então compartilhe esta publicação, comente com seus colegas que também estão se preparando para o exame de ordem sobre estas mudanças e vamos garantir que todos tenham assimilado estas alterações até o dia da 2ª fase do XXI Exame de Ordem.

Material Permitido OAB

 

produtos-marca-facil

 

PRODUTOS MARCA FÁCIL NA AMERICANAS PRODUTOS MARCA FÁCIL NO SUBMARINO.COM PRODUTOS MARCA FÁCIL NA SARAIVA

 

E você? Prefere qual vade mecum para 2ª fase da OAB? Deixe nos comentários.

Obs.: Evidentemente que alguns livros bastante populares podem ter ficado de fora da lista, o que não quer dizer que não sejam bons. Mas tentei dar visibilidade também para livros de prática e teoria para 2ª fase da OAB que estivessem um pouco do eixo das recomendações tradicionais dos cursos preparatórios que, obviamente, indicam livros dos seus professores.

Sobre o autor

Lucas Ávila

Advogado, professor e especialista na orientação de examinandos do Exame de Ordem e Estudantes de Direito.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Blog Desenvolvido por Primesoftwww.assimpassei.com.br | Todos os direitos Reservados