XIX Exame de Ordem: Recomendações e Dicas de véspera

Estamos às vésperas do XIX Exame de Ordem e chegou a hora em que o candidato deve tomar alguns cuidados que podem fazer toda a diferença.

XIX Exame de Ordem – Recomendações de véspera

Aqueles que irão prestar a 1ª fase do XIX Exame de Ordem, que será realizada neste domingo (03/04), antes de qualquer coisa devem conferir o seu local de prova. Para isso basta utilizar qualquer um dos links abaixo:

Consulta Local de Realização da Prova Objetiva (1ª fase)
Edital – Locais e Horário de Realização da Prova Objetiva (1ª fase)
Site oficial da Prova – FGV
Site da OAB Nacional

Os testes começam às 13 horas em todo o país, mas é bastante recomendado que o examinando esteja no local da prova no mínimo com 40 minutos de antecedência. Além disso, é bom buscar informações sobre possíveis manifestações, greve do transporte público ou qualquer outra coisa que possa interferir na rotina de deslocamento para não ter surpresas de última hora.

Cuidados durante a prova do XIX Exame de Ordem

Pertences – Item 3.6.15.3 do Edital do XIX Exame de Ordem – 

“Bolsas, mochilas e outros pertences dos examinandos deverão igualmente permanecer ao lado ou embaixo da carteira/cadeira do examinando. Todos os materiais de estudo deverão ser devidamente guardados antes do início das provas, não podendo estar de posse dos examinandos quando do uso de sanitários durante a realização do Exame, sob pena de eliminação.”

Ou seja, o ideal é que o candidato leve o mínimo de pertences, mantendo o foco no que é absolutamente necessário: Documentação, canetas (03 preferencialmente), alimentação (sem exageros) e água (tudo sem rótulo). Qualquer coisa além disso é supérfluo sob o ponto de vista da realização da prova em si.

Aparelhos eletrônicos – Item 3.6.15.4 do Edital do XIX Exame de Ordem

“A utilização de aparelhos eletrônicos é vedada em qualquer parte do local de provas. Assim, ainda que o examinando tenha terminado sua prova e esteja se encaminhando para a saída do local, não poderá utilizar quaisquer aparelhos eletrônicos, sendo recomendável que a embalagem não reutilizável fornecida para o recolhimento de tais aparelhos somente seja rompida após a saída do examinando do local de provas.”

A verificação da utilização e até mesmo do porte de qualquer aparelho eletrônico durante a realização da prova é hipótese de ELIMINAÇÃO AUTOMÁTICA do candidato (conforme item 3.6.21 do edital). É possível depositar os aparelhos desta natureza em embalagem plástica fornecida pela organização antes de entrar na sala, porém, é interessante que o candidato evite o porte de eletrônicos ou que leve apenas o essencial (celular por ex levado ou que leve apenas o telefone celular em caso de real necessidade.

Liberdade ReligiosaItem 3.6.15.5 Edital do XIX Exame de Ordem

É garantida a liberdade religiosa dos examinandos inscritos no Exame de Ordem Unificado. Todavia, em razão dos procedimentos de segurança previstos neste edital, previamente ao início da prova, aqueles que trajarem vestimentas que restrinjam a visualização das orelhas ou da parte superior da cabeça serão solicitados a se dirigirem a local a ser indicado pela Coordenação da FGV, no qual, com a devida reserva, passarão por procedimento de vistoria por fiscais de sexo masculino ou feminino, conforme o caso, de modo a respeitar a intimidade do examinando e garantir a necessária segurança na aplicação das provas, sendo o fato registrado em ata.

3.6.15.5.1. Excepcionalmente, por razões de segurança, caso seja estritamente necessário, novo procedimento de vistoria descrito no subitem anterior poderá ser realizado.

No caso do examinando seguir alguma religião que imponha uso de algum acessório ou vestimenta específico há previsão no edital que permite o seu uso desde que se submeta aos procedimentos de segurança previstos no edital.

Revisão da matéria – CUIDADO

É muito comum que o estudante tente estudar um volume maior de conteúdo quando se aproxima o dia da prova a fim de vencer toda a matéria que pode ser exigida. Todavia, são 17 ramos do Direito que figuram na 1ª fase do exame de ordem, e se já é difícil estudar com meses de antecedência, imagine em poucos dias. Forçar a barra na véspera da prova irá aumentar a ansiedade do candidato, prejudicando o seu desempenho.

Há apenas uma matéria que vale a pena revisar durante os dias que precedem o certame, que é Ética profissional. Isso porque é um conteúdo compacto e que possui grande relevância em número de questões na prova. Dessa forma, se examinando resolver estudar alguma coisa que foque em Ética e, no máximo, em quadros sinóticos e esquemas de outras matérias. Esqueça grandes volumes de conteúdo.

Estas são algumas das recomendações e esclarecimentos básicos para a prova de domingo, mas se persistir alguma dúvida o candidato não deve hesitar em fazer a leitura do Edital. E se mesmo assim ainda carecer de algum esclarecimento, pode deixar nos comentários desta publicação que responderei com o maior prazer.

Sobre o autor

Lucas Ávila

Advogado, professor e especialista na orientação de examinandos do Exame de Ordem e Estudantes de Direito.

Você não está autorizado a visualizar esta parte
O campo App IDotherwise your plugin won't work.

Blog Desenvolvido por Primesoftwww.assimpassei.com.br | Todos os direitos Reservados